terça-feira, 4 de setembro de 2012

A gente já sabe que customização é artigo de luxo, mais após ver essa campanha percebi o que não havia visto antes...enfim, deem uma olhada e me digam o que acharam dela.

A intenção pode ter sido boa, mas a nova campanha de final de ano da Barneys New York em parceria com a The Walt Disney Co. certamente não está gerando a reação esperada pelas duas companhias. Intitulada “Electric Holiday”, a iniciativa que será oficialmente apresentada ao público no dia 14 de novembro na flagship da rede de lojas de departamentos na Madison Avenue, em Nova York, está rendendo fervorosos comentários de internautas indignados com a estilização dos clássicos personagens da Disney.
Na campanha “Electric Holiday”, que inclui um filme 3D que parte do sonho de Minnie Mouse de assistir a desfiles de moda em Paris, personagens como a própria Minnie, Mickey, Pateta e Branca de Neve vestem criações da Balenciaga, Lanvin, Balmain e Dolce & Gabbana, entre outras. Até aí tudo bem; o que está gerando controvérsia, porém, é a “releitura” das clássicas figuras que marcaram a infância de muita gente. “Assustadoramente magrelos, de um jeito que só um personagem de desenho por ser”, descreve o “The Huffington Post”, antes de questionar se é uma boa ideia transformar ícones infantis em referências de magreza.
Questão que, aliás, foi um impasse durante o desenvolvimento da campanha. Em reportagem do “WWD” sobre a divulgação de “Electric Holiday”, Dennis Freedman, diretor criativo da Barneys, afirmou: “Quando chegamos ao momento [do vídeo] em que todos os personagens da Disney entram na passarela, houve um debate. A Minnie Mouse padrão não ficaria tão bem em um vestido Lanvin. Houve um momento de silêncio de verdade, porque esses personagens não mudam. Eu disse: ‘se vamos fazer isso funcionar, temos que ter uma Minnie de um metro e oitenta’, e eles concordaram. Quando você olhar o Pateta, a Minnie e o Mickey, eles são modelos de passarela”.
Os comentários negativos de leitores começaram já no “WWD”, e se estenderam à página da Barneys no Facebookquando nela foi divulgado o link da reportagem. “Estou surpresa por tanto vocês quanto a Disney terem achado mesmo que por um segundo que isso era uma boa ideia. Espero que vocês percebam quantas pessoas vocês ofenderam e enojaram para que tenham tempo de mudar seus planos de fim de ano”, escreve uma internauta. “Isso é NOJENTO. É totalmente repreensível que a Disney e Barneys tenham feito isso com amados personagens de desenho que as crianças idolatram. Transformá-los em representações de corpo que nenhum ser humano conseguiria alcançar. Parece que a cabeça da Minnie vai cair. Isso é suficiente pra me fazer tirar as coisas da Disney dos meus filhos”, opina outra pessoa.
“Electric Holiday” vai incluir a venda de produtos como orelhas de Mickey assinadas pela Rag & Bone e L’Wren Scott, e figuras Vinylmation de Paul Smith e Diane von Furstenberg, além de alguns itens pequenos como doces e brinquedos para crianças, com 25% do valor arrecadado revertido para uma instituição de caridade ainda não divulgada – isso se a campanha não for cancelada.
Veja mais imagens abaixo e deixe o seu comentário: o que você achou da campanha “Electric Holiday”?


Minnie Veste Lanvin


 Margarida veste Dolce Gabbana


Pateta veste Balmain

Vai ai embaixo os croquis usados pelos estilistas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário